IMG_9918_edited.jpg

Foto: Santuário/ Bruna Marinho

Dom Pedro Cunha Cruz

Aos 24 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal aos 05 de fevereiro de 2011.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro exerceu os seguintes encargos: vigário geral; animador do Vicariato Episcopal Leopoldina e Urbano, Iniciação Cristã e Catequese; Escola de Fé e Política; Liturgia; Música Sacra; Arte Sacra; das Pastorais Sociais; Curso de Doutrina Social da Igreja; da Pastoral Vocacional; Seminário Arquidiocesano; Comissão de Ordem e Ministérios; Professor do Seminário São José e da PUC-Rio. Em 20 de maio de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco, Bispo Coadjutor da Diocese da Campanha-MG. E no dia 25 de novembro de 2015, foi nomeado como novo bispo da Diocese de Campanha pelo Papa Francisco (MG).

Dom Pedro Cunha Cruz nasceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 16 de junho de 1964. De 1987 a 1990 fez seus estudos de Filosofia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a faculdade de Teologia, na PUC-Rio, entre os anos de 1986 a 1990. Em Roma, obteve a pós graduação em Teologia Moral na Pontifícia Universidade Gregoriana e a pós graduação em Filosofia na Pontifícia Universidade Santa Cruz, de 1993 a 1996.

Aos 04 de agosto de 1990 recebeu a ordenação presbiteral. No mesmo ano foi vigário paroquial da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d'Ars. No ano seguinte foi pároco da Paróquia São Francisco de Assis. De 1991 a 1993 foi Diretor dos Estudantes no Seminário São José. Até 1998 foi pároco da Paróquia Santa Teresa de Jesus; a partir desse ano foi pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, no centro histórico do Rio. Ainda foi professor de Filosofia na PUC-Rio e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, na Arquidiocese do Rio de Janeiro.